Ouvi e preguei varias mensagens a respeito do amigo importuno, todas as vezes que ouvi, foram sempre no sentido de perseverar, insistir, lutar por aquilo que se quer até conquistar e nunca desistir, porém, essa não tem sido a realidade de muitos, muitos tem perseverado muito e não tem conquistado nada, por que? Deus é ruim? Os braços de Deus estão encolhidos? Certamente que não, o detalhe é o seguinte: A palavra diz “AMIGO IMPORTUNO” então entendemos que precisamos PRIMEIRO SER AMIGOS E DEPOIS IMPORTUNAR, por que Deus tem compromisso com os amigos dele e não com qualquer um que bate a porta dele.

Parábola do amigo importuno

Disse-lhes também: Qual de vós terá um amigo, e, se for procurá-lo à meia-noite, e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães,
Pois que um amigo meu chegou a minha casa, vindo de caminho, e não tenho que apresentar-lhe;
Se ele, respondendo de dentro, disser: Não me importunes; já está a porta fechada, e os meus filhos estão comigo na cama; não posso levantar-me para tos dar;
Digo-vos que, ainda que não se levante a dar-lhos, por ser seu amigo, levantar-se-á, todavia, por causa da sua importunação, e lhe dará tudo o que houver mister.
Lucas 11:5-8

Jesus após ensinar os discípulos a oração do pai nosso também julgou importante ensinar a parábola do amigo importuno, era um amigo que foi procurar outro Amigo tarde da noite, dizendo que precisava de pão para levar a um terceiro amigo; o Amigo de dentro da casa que tinha o pão, não quis levar, mas, de tanto ele insistir, e bater naquela porta, o Amigo de dentro trouxe, não porque queria trazer naquela hora, mas por causa da sua insistência.

O que me chama a atenção nesta história é que: PRIMEIRO TEMOS QUE NOS TORNAR AMIGO DE DEUS, e depois perseverar até conquistar, por isso EXISTEM MUITOS FRUSTRADOS, E FRACASSADOS, pois estão perseverando e não se preocupando em ser AMIGO DE DEUS.

O que fazer para ser amigo de Deus?

1) Fazer o que ele manda

Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. João15:14

2) Deixar o mundo

Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.Tiago 4:4

 

Muitos estão até que perseverando mas sem sucesso porque não são amigos de Deus:

E eles vêm a ti, como o povo costumava vir, e se assentam diante de ti, como meu povo, e ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra; pois lisonjeiam com a sua boca, mas o seu coração segue a sua avareza.
E eis que tu és para eles como uma canção de amores, de quem tem voz suave, e que bem tange; porque ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra.
Mas, quando vier isto (eis que está para vir), então saberão que houve no meio deles um profeta.
Ezequiel 33:31-3

Conclusão

Conclusão: Deus é bom! Antes de ser importuno, vamos ser AMIGOS DE DEUS, vamos, fazer o que ele manda, e deixar o mundo, só assim conseguiremos receber respostas em nossa perseverança em oração.