A palava honrar significa ENOBRECER, ENGRANDECER, VALORIZAR, ou seja quando uma pessoa tem um sentimento de muito respeito e reverencia a outrem, no caso honrar a Deus é enobrecer, engrandecer valorizar a Deus.

Desonra Significa, descrédito, desgraça, desabono, pirraça, ou seja quando uma pessoa não tem nenhum sentimento de respeito por outrem, No caso desonrar a Deus  é desacreditar desrespeitar, desvalorizar a Deus.

Você honra ou desonra a Deus. Ler (Mt 14.3-9)

Explicar a história: Essa mulher pecadora teve a oportunidade da vida dela de receber o perdão dos seus pecados, e foi capaz de entregar tudo o que ela tinha, durante muito tempo de trabalho. Quando a bíblia diz “um dinheiro” segundo alguns estudiosos significava um dia de trabalho ” 300 dinheiros” era uma economia que ela tinha de aproximadamente 10 meses de trabalho quase 1 ano.

Quem honra tem coragem de quebrar o que é de mais precioso aos aos pés de Jesus, quem não honra acha desperdício.

Um amigo “incrédulo” trabalhava como caixa num banco na avenida Celso Garcia, onde estão umas das maiores igrejas neo-pentecostais do Brasil, quando de repente aparece uma senhora e diz: Vou depositar 1 milhão de reais na conta da Igreja X”, o meu amigo se espantou chamou seu gerente e concretizou o depósito.

Depois de algum tempo ele me chamou para conversar e disse “Como pode” essas igrejas roubam as pessoas, “fazem lavagem cerebral” na cabeça das pessoas a ponto de doarem “1 milhão de reais” isso não tem Deus não! Deus não quer nosso dinheiro Deus quer nosso Coração!

Eu deixei ele terminar e depois eu perguntei a ele, “Você sabe o que Deus fez na vida dela para ela fazer isso?” ele respondeu, Não! Então eu disse e se de repente ela foi curada de um CANCER, e está feliz e agradecida? E se de repente o filho foi curado de uma doença incurável? Se o filho se libertou do vício? Quantas mães não falam assim: Eu daria tudo o que eu tenho para ver meu filho livre desse VÍCIO MALDITO! Você não sabe o que Deus fez na vida dela para ela ter coragem e prazer de doar 1 milhão por isso não julgue! ELA SABE O MOTIVO.

Quem honra tem coragem, quem não honra acha isso um DESPERDÍCIO, é como se Deus não fosse tão importante assim, como se Deus não merecesse tamanha gratidão.

Ler Lucas 7.36

v.38

Quem honra:

  • Rega os pés de Jesus com lágrimas (Vive uma vida de devoção e oração sincera diante de Deus)
  • Se humilha diante de Deus, Limpando com os cabelos e beijando os pés. (Se humilha, se torna humilde, se la fora ela era orgulhosa, passa a ser mansa e humilde de coração)
  • Unge com unguento (Tem coragem de lançar aos pés de Jesus o que custa, tudo o que é de valor)

Quem desonra

Duvida do profeta

v. 39 – O fariseu não acreditava que quem estava na frente dele era Jesus o filho de Deus. Quem desonra duvida de mim, não acredita que eu fui enviado por Deus para pregar e falar das coisas de Deus.

Olha muito para o lado

v.39 – Estava prestando mais a atenção na mulher do que no benefício que ela estava fazendo. Muitos de nós somos assim:

Exemplo FOLHA BRANCA, com um pingo azul. Se nós riscarmos uma folha branca com um pingo azul com uma caneta e perguntarmos, “O que vocês veem?” todos vão responder “Um pingo azul”… mas não enxergam a parte branca, ou seja os olhos de quem não honra a Deus olha somente os defeitos, as vezes a pessoa tem várias qualidade, “A parte Branca de folha”, mas elas sempre vão olhar para o “pontinho” azul.

Não honra a Deus

O fariseu deixava a porta aberta para as pessoas verem que Jesus estava ali dentro, mas não deu “osculo santo”, não “lavou os pés”, e não “ungiu a cabeça”, como era costume RECEBER ALGUÉM IMPORTANTE!

Quem não honra é religioso, vai pra igreja, faz questão de levar uma bíblia grande e quer que todo vejam, o terno, roupa as vezes louvores altos, oram alto, mas na verdade não estão dando a devida honra com oração, humildade e generosidade para as coisas de Deus.

Conclusão

1 Samuel 2.30

Quem honra não acha desperdício, “quebrar o vaso”, regar os pés de Jesus com oração, se tornar humilde e generoso na obra.

Quem não honra acha desperdício “quebrar o vaso”, está perdendo tempo em oração, é arrogante, prepotente, e tem as mãos mirradas no que se refere ajudar a obra de Deus.