Somos seres humanos, em nossa vida naturalmente, erraremos, sendo que podemos a prender com os erros, transformando esse erro em uma atitude de acerto.

Estaremos aqui falando sobre erros e acertos para vitória na família a partir de uma história bíblica de um dos personagens mais conhecidos da bíblia. O homem segundo o coração de Deus errou, mas depois a prendeu a consertar este erro com atitude de acerto.

Nós somos falhos, somos humanos, sempre erraremos, consertar os erros com atitudes corretas é o nosso dever.

Davi errou contra a família

1º Erro – Foi para uma guerra sem consultar a Deus (1 Samuel 29. 1-2, 6-7,11)

Ainda em fuga de Saul, Davi sem consultar Deus se une com o rei Aquis (Inimigo de Israel) meio do caminho o rei o manda voltar, com receio de uma emboscada de Davi.

Tudo o que nós fizermos devemos consultar a Deus, muitas famílias tem sofrido por não consultar a Deus em uma decisão. E acabam se levantando contra a pessoa errada e tomando decisões que não fazem parte da direção de Deus.

2º Erro – Foi para a guerra e esqueceu a família. (1 Samuel 30: 1-3)

Davi foi para a guerra mas não deixou soldados suficientes para proteger a família, Depois de 3 dias ele volta, e encontra a cidade destruída e a família roubada, a família nas mãos dos inimigos.

Muitas pessoas estão com a família destruída e a família nas mãos do inimigo, porque estão “endeusando” a obra e esquecendo de cuidar da família. Sabemos que Deus protege sim, e guarda porém devemos fazer a nossa parte de cuidar dos nossos. Analisar o que os filhos estão aprendendo na escola, com quem conversam, redes sociais, o que assiste na internet. Dar a devida atenção ao cônjuge em todos os sentidos, suprir todas as necessidades de seu cônjuge. Porque ás vezes 6 dias são o suficiente para acabar com uma família.

3º Erro – Chorar diante do problema. (1 Samuel 30: 4-6)

Quando Davi viu aquela cena, alçou a voz para chorar. E o povo pensava em apedrejá-lo.

Somos humanos, e existem certos problemas que é inevitável o choro, imagine se você perdesse todos os seus bens, e sua família fosse roubada, você não ia chorar? Claro que sim, mas uma coisa é chorar, outra coisa e deixar o choro te dominar de uma tal forma que faz você ficar paralisado diante do problema, essa atitude só vai piorar e fazer as pessoas te apedrejarem dizendo “Cadê seu Deus?”, “se ir para igreja e viver assim não quero saber de igreja” e etc.

Os 3 acertos de Davi – Mudando a situação e restituindo a família.

1º Acerto – Parou de chorar, se santificou e vestiu o Éfode. (1 Samuel 30:7)

Davi para de chorar e pede o éfode (vestes sacerdotais), seria uma veste que representava os homens diante de Deus.

Para resolver certos problemas da vida devemos, começar a representar nossa família diante de Deus, tirar as vestes de luto, e se vestir de veste de esperança, pois, Deus assim espera! “Invoca-me no dia da tua angústia que eu te livrarei e u me glorificarás”.

2º Acerto – Consultou a Deus antes de agir (1 Samuel. 30. 8)

Davi perguntou para Deus, se podia lutar para resgatar a família, e Deus respondeu que SIM.

A situação adversa as vezes nos força a tomar atitudes precipitadas, mas devemos sempre pedir direção para Deus, o cristão maduro entende que Deus, responde de três maneiras, sendo elas: Sim, não ou espera. Temos que ter humildade e respeitar o “não”, paciência para o “espera” e forças para agir no “sim”.

3º Acerto – Perseguiu os inimigos debaixo da benção de Deus. (1 Samuel 30: 9, 16-20)

Quando Deus deu a autorização, ele foi e batalhou para resgatar a família mais 23 horas de batalha.

As vezes pensamos que essa batalha é rápida, mas, não! Para resgatar nossa família, temos que perseverar, vencer nosso cansaço, tirar força da fraqueza, as vezes vir cansado do trabalho, mas continuar na campanha “Igreja de joelhos e família de pé”, ou trazer rosa e levar rosa, em fim, tem que perseguir e não voltar senão depois de vencer, como o próprio Daví dizia.

Conclusão:

Somos falhos e sempre iremos errar, mas, que nossos acertos superem os erros e que os erros desapareçam ao longo do tempo, destruído pelos acertos. Vai pra guera, mas consulte a Deus e não esqueça da família, chorar não vai resolver só vai piorar, vista-se de sacerdote, consulte a Deus e lute, DEBAIXO DA BENÇÃO DE DEUS, COM CERTEZA A VITÓRIA VIRA!